Um dos maiores eventos do Futevólei internacional regressou a Portugal, mais propriamente a Albufeira e à sua magnífica Praia dos Pescadores, o grande anfiteatro do maior espetáculo desportivo praticado na areia.
Algumas das principais duplas internacionais da modalidade em representação de países como Alemanha, Argentina, Cabo Verde, Espanha, Israel, e Portugal, brilharam ao mais alto nível em busca do lugar mais alto do pódio.
No primeiro dia de prova, 18 de outubro, deu-se início às 10h00, com a Fase de Grupos em agenda, sendo que na vertente masculina foram 12 as equipas em representação de 6 países, no género feminino foram 6 as equipas em representação de 4 nações, as quais foram evoluindo durante todo o dia num total de 24 jogos, e muito espetáculo e emoção a brindar um numeroso público que preencheu o estádio no areal da capital do turismo, recorde-se bastante habituado a receber e bem o melhor futevólei nacional e internacional.
Em resultado dos jogos realizados e no seguimento dos quatro jogos de eliminação que se seguiram na prova masculina e 2 jogos na vertente feminina, 6 equipas ficaram desde logo arredados da discussão da vitória na prova.
O segundo e derradeiro dia de prova, 19 de outubro, iniciou-se pelas 9h30 com os Quartos de Final em agenda na prova masculina e as Meias-Finais da competição feminina. Dos 4 jogos realizados na competição masculina, os mais favoritos à partida acabaram por confirmar os seus créditos, sem grandes sobressaltos ultrapassaram os seus adversários. Na competição feminina, a dupla espanhola constituída por Yosi Vera / Maria Matias, teve de suar bastante para ultrapassar a dupla alemã Nicole Weber / Jule Saam, só garantindo a passagem à final da competição ao fim de 3 sets disputadíssimos. No segundo jogo das meias, Amanda Leal / Beatriz Sousa (Portugal 2), campeãs nacionais e vice-campeãs europeias em 2024, venceram em 2 sets sem resposta apesar da boa réplica de Portugal 1, representado por Amanda Hollerbach / Luisa Siqueira.
Nas Meias-Finais masculinas as 2 duplas mais cotadas, nomeadamente Portugal 1 e Alemanha não vacilaram e levaram de vencidas as duplas Portugal 2 e Espanha respetivamente em 2 sets sem resposta.
No jogo de apuramento dos de 3º/4º classificados a dupla portuguesa Amanda Hollerbach / Luisa Siqueira levou a melhor sobre a congénere alemã Nicole Weber / Jule Saam.
Chegados aos momentos mais decisivos, mas também ambicionados por todos os atletas e nações, com todos os olhos postos e confiança depositada na dupla nacional feminina deu-se início à primeira final da tarde. De um lado Yosi Vera / Maria Matias (Espanha), do outro Amanda Leal / Beatriz Sousa (Portugal 2), num jogo bastante disputado, mas também naturalmente emotivo, as equipas foram evoluindo com muitos apontamentos de qualidade e espetacularidade no seu jogo, fechando a dupla portuguesa o primeiro set na frente por claros 18x7. Sem margem para novo deslize a dupla espanhola entra no segundo set com o propósito de virar o rumo dos acontecimentos, e assim foi, fechando o 2º set com o marcador nos 18x12. Com o desfecho final em aberto, assistiu-se a um 3º set cheio de incertezas quanto ao desfecho final e quem seriam as grandes vencedoras, no entanto as espanholas acabaram por ser mais eficazes e fecharam o jogo nos 15x13, sagrando-se desde logo as grandes vencedoras do torneio mundial.
Para fechar mais um evento memorável, num cenário natural fantástico, onde a competitividade, o fair-play, a boa disposição imperaram, havia que encontrar os grande vencedores da competição masculina, num frente a frente entre Portugal 1 de Rodrigo Otero e Fábio Murraças, uma das duplas mais favoritas à partida, e Alemanha de Michael Weber e Dennis Weber, não menos favorita, deu-se início ao derradeiro jogo do evento mundial, e desde o primeiro ponto percebeu-se que o jogo e o grande vencedor seria decidido nos pormenores, começou melhor a dupla portuguesa fechando o primeiro set com o marcador nos 18x14. No segundo set a dupla alemã acabou por mostrar o porquê de ser finalista, com um maior equilíbrio no seu jogo foi capaz de vencer o segundo set e levar o jogo para a ‘negra’. Já com o título mundial no horizonte, assistiu-se a um terceiro e decisivo set onde a alternância no marcador foi uma constante, mas sobretudo a um grande espetáculo desportivo e às maiores emoções dentro e fora de campo, com a dupla portuguesa a fechar o marcador nos 19x17, vencendo a partida e consequentemente sagrando-se desde logo os grandes vencedores da prova.
Enquanto no torneio masculino o lugar mais alto do pódio foi ocupado por Portugal 1 de Rodrigo Otero e Fábio Murraças, seguindo-se Alemanha de Michael Weber e Dennis Weber (2º classificados), Espanha de Alejandro Balcazar e Miquel Martin (3º classificados) e Portugal 2 de Vitor Araújo e Beto Correia (4º classificados), no torneio feminino subiram ao lugar mais alto do pódio a Espanha de Yosi Vera e Maria Matias, seguindo-se Portugal 2 de Amanda Leal e Beatriz Sousa (2º classificadas), Portugal 1 de Amanda Hollerbach e Luisa Siqueira (3º classificadas) e Alemanha de Nicole Weber e Jule Saam (4º classificadas).
Sob a organização da Federação Nacional de Futevólei, o evento teve como principais entidades apoiantes, o Município de Albufeira, assim como vários parceiros locais.