Rodrigo Otero e Juan Silva Pinheiros, cmapeões nacionais em título, representantes do Politécnico do Porto, e Luisa Siqueira a formar dupla com Inês Coelho, em representação do CRD Santaluziense, foram os grandes vencedores da segunda etapa inaugural do Campeonato Nacional de Futevólei 2025, disputada este fim-de-semana, 16 e 17 de agosto, em Portimão, mais concretamente no magnífico areal da Praia da Rocha.
Após 2 dias repletos de muita competição, espetáculo e animação, as referidas duplas surpreenderam toda a concorrência e subiram ao lugar mais alto do pódio.
A 2ª etapa do campeonato da competição masculina contou com a presença de 13 equipas/duplas, em representação de 8 clubes, provenientes de norte a sul do continente,assim como uma dupla representante da Região Autónoma da Madeira, já na vertente feminina foram 5 as equipas participantes em representação de 4 clubes nacionais.
No sábado, 16 de agosto, foram 12 as duplas em competição, divididas em 4 grupos, com a Fase de Grupos a prolongar-se durante quase todo o dia, num total de 15 jogos, com os 4 primeiros de cada grupo a garantirem desde logo o passaporte para os Quartos de Final. As restantes 8 equipas, os 2º e 3ºs classificados de cada grupo marcaram de seguida presença nos Oitavos Final e na discussão de 4 lugares em aberto para os Quartos de Final.
O derradeiro dia de prova, domingo, 17 de agosto, iniciou-se com os Quartos de Final na competição masculina, com 4 jogos decisivos nas aspirações das 8 equipas ainda em prova, e a Fase de Grupos na competição feminina, com 10 jogos em agenda para classificar as melhores 4 duplas das 5 em competição.
Pelo quinto ano consecutivo, no concelho do Portimão e na sua conhecida Praia da Rocha, num dia pleno de emoções, muito espetáculo e animação, antes do momento mais decisivo houve lugar a 2 meias-finais em ambos os géneros, bastante emotivas e cheias de momentos de interesse, enquanto na primeira meia-final Beto Correia / Fábio Murraças (CD Póvoa) tiveram de suar bastante perante a dupla do Imortal DC, Ricardo Pereira/Kleyber Silva, com os parciais de 22x20 e 19x17, na segunda meia-final Rodrigo Otero/Juan Silva Pinheiro (Politécnico do Porto) mostraram o seu maior favoritismo e em 2 sets sem resposta levaram a melhor frente a Daniel Duarte / João Alcântara (CRD Santaluziense), vencendo por 18x8 e 18x10. Na vertente feminina Luisa Siqueira/Inês Coelho (CRD Santaluziense) confirmaram o seu favoristismo, vencendo em 2 sets sem resposta Ana Paula Cabrita/Olivia Costa (Imortal DC), com os parciais 18x7 e 18x12. A segunda meia final colocou frente a frente duas duplas do AquaCarca FC, num jogo bastante disputado com recurso à 'negra', Bruna Gomes/Ágatha Salomão levaram de vencida a dupla Mariana Felisberto/Amanda Hollerbach, com os parciais, 8x18, 18x11 e 15x11.
Com as 2 duplas finalistas em cada um dos géneros conhecidas, importava saber quem iria ocupar os derradeiros lugares no pódio, num jogo de um único set, na competição feminina Mariana Felisberto/Amanda Hollerbach foram mais capazes frente a Ana Paula Cabrita/Olivia Costa, fechando a contagem do marcador nos 21x14. Na competição masculina João Alcântara/Daniel Duarte mais equilibrados e seguros no seu jogo levaram de vencida a dupla Ricardo Pereira/Kleyber Silva.
No jogo de todas as decisões, da competição feminina a dupla representante do AquaCarca FC, Bruna Gomes/Ágatha Salomão, começou melhor que a dupla Luisa Siqueira/Inês Coelho do CRD Santaluziense e fecharam o primeiro set na frente por 18 x 14. Sem margem para novo deslize a dupla representante do clube algarvio entra no 2º set determinada e impondo o seu jogo e com maior eficácia ofensiva chegam ao empate na partida com um parcial de 18 x 10. Com o jogo a ser decidido na 'negra', a dupla de Santa Luzia foi capitalizando pontos importantes ao longo do set, sendo mais eficazes e capazes de garantir a vitória no set e consequentemente no jogo e na etapa com o marcador a fechar nos 15x10.
O outro momento mais decisivo da tarde e da etapa masculina, colocou frente a frente as 2 duplas mais cotadas e favoritas à partida na prova, nomeadamente Beto Correia/Fábio Murraças (CD Póvoa) e Rodrigo Otero/Juan Silva Pinheiro (Politécnico do Porto). Num primeiro set pautado por muito equilibrio, bastante disputado e muita emoção, a dupla do Porto acabou por fechar o marcador na frente por 18x14. Sem margem para novo deslize a dupla representante do CD Póvoa bem tentou inverter o rumo dos acontecimentos e levar o jogo para um set decisivo, acusando um maior desgaste físico e com o diferencial no marcador a aumentar não foi capaz e os campeões nacionais em título aproveitaram da melhor maneira para fechar o jogo nuns claros 18x9, garantindo desta forma a vitória no jogo e na etapa.
Numa organização da Federação Nacional de Futevólei, o evento contou com o principal apoio da Câmara Municipal de Portimão.
O evento contou com transmissão em modo livetream durante toda a tarde de domingo, noemadamente no canal FutevoleiTV
A próximo momento, o mais decisivo, acontece já no próximo mês, nomeadamente nos dias 13 e 14 de setembro, com a magnífica Praia do Carvoeiro, em pleno concelho de Lagoa, a receber a Final Nacional de 2025, e com a promessa de muito espetáculo e emoção.











