Portugal sagra-se vice-campeão europeu feminino no EFVL Finals 2025 em Schwäbisch Gmünd, na Alemanha

29/06/2025

O principal evento do Futevólei Europeu de 2025 teve lugar este fim-de-semana, 28 e 29 de junho, na Alemanha, sendo Schwäbisch Gmünd, o grande anfiteatro do maior espetáculo desportivo praticado na areia.

As principais duplas/seleções nacionais da modalidade em representação de países como Alemanha, Áustria, Espanha, França, Israel, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça, as principais figuras do panorama europeu, brilharam ao mais alto nível em busca do título europeu de 2025.

No primeiro dia de prova, 28 de junho, deu-se início às 09h00, com a Fase de Grupos em agenda, sendo que na vertente masculina foram 16 as equipas em representação de 10 países, no género feminino foram 12 as equipas em representação de 10 nações europeias, as quais foram evoluindo durante todo o dia num total de 52 jogos, e muito espetáculo e emoção a brindar um numeroso e aficionado público. 
Em resultado dos jogos realizados os quartos classificados de cada grupo foram eliminados numa primeira fase e outros tantos nos quatro jogos de eliminação que se seguiram, ficando assim desde logo arredados da discussão do título europeu.

O segundo e derradeiro dia de prova, 29 de junho, iniciou-se pelas 10h30 com as Meias Finais em agenda na prova feminina e, de seguida também na prova masculina. Depois da representação nacional ter sofrido uma redução no primeiro dia de prova, com Portugal 2 representado por António Custodinho e João Sotero, apesar da boa réplica não ultrapassaram a fase de grupos. Na vertente feminina com as Meias Finais já em discussão, Beatriz Sousa e Amanda Leal (Portugal) bastante seguras, conseguindo impor o seu jogo, foram somando pontos importantes e suficientes para levar de vencida em 3 sets a forte dupla austriaca, nomeadamente Antonio Missethan / Julia Rauch (Austria 2), chegando de novo de forma brilhante a uma final e à discussão do título europeu 2025. Também já nas Meias Finais, mas na competição masculina, Rodrigo Otero / Fábio Murraças (Portugal 1) não tinham à partida tarefa fácil, tendo pela frente a forte e titulada dupla israelita, nomeadamente Ron Ben Ishai / Maor Haas (Israel 1), embora o jogo tenha sido decidido em 2 sets, a dupla portuguesa deu boa conta de si, deixando uma boa imagem e uma excelente réplica na discussão por um lugar na final.

Chegados aos momentos mais decisivos mas também ambicionados por todos os atletas e nações, com todos os olhos postos e confiança depositada na dupla nacional feminina deu-se início à primeira final europeia da tarde. De um lado Yosi Vera e Keyla Faria (Espanha), do outro Beatriz Sousa e Amanda Leal (Portugal), num jogo super disputado e cheio de emoções, as equipas foram evoluindo com o desfecho completamente em aberto, a dupla espanhola fecha o primeiro set na frente por 18x15. Sem margem para novo deslize a dupla portuguesa entra no segundo set determinada em mudar o rumo dos acontecimentos, pouco a pouco foram conseguindo um equilibrio na sua performance, sobretudo defendendo e atacando bastando melhor fechando o segundo set na frente e levando o jogo para a negra. No set de todas as decisões a dupla espanhola acabou por ser mais eficaz e feliz conquistando desde logo o título europeu de 2025.

Para fechar um fim-de-semana memorável, onde a competitivade, o fair-play, a boa disposição imperaram entre todas as nações e comitivas presentes, havia que encontrar os campeões europeus masculinos, à semelhança da final de 2024, num reecontro e frente a frente entre Alemanha 2 de Joel NIsslein & Lukas Kicherer e Israel 1 de Ron Ben Ishai e Maor Haas, uma das duplas mais favoritas à partida, deu-se início ao derradeiro jogo do europeu, e mais uma vez foi fácil perceber o porquê do nível superior desta dupla israelita, defendendo bem e atacando melhor, num controlo absoluto das suas ações e do adversário, sem grandes sobressaltos fecharam o primeiro set na frente do marcador. Com o título europeu já no horizonte, e apesar da boa réplica da dupla alemã, acabaram por fechar novamente o segundo set na frente, vencendo a partida e consequentemente sagrando-se desde logo campeões europeus de 2025, repetindo os feitos de 2024, 2023 e 2021.

Enquanto no torneio masculino o lugar mais alto do pódio foi ocupado por Israel 1 de Ron Ben Ishai e Maor Haas, seguindo-se Alemanha 1 de Joel NIsslein & Lukas Kicherer (2º classificados), Itália 1 de Federico Iacopuccimario & Ludovico Alonzi (3º classificados) e Portugal 1 de Rodrigo Otero & Fábio Murraças (4º classificados), no torneio feminino subiram ao lugar mais alto do pódio a Espanha de Yosi Vera & Keyla Faria, seguindo-se Portugal de Beatriz Sousa e Amanda Leal (2º classificadas), Austria 2 de Antonia Missethan e Julia Rauch (3º classificadas) e Austria 1 de Nina Steinbauer & Lena Pölzl (4º classificadas).

Nota de destaque ainda para a representação nacional ao nível da arbitragem, com Igor Oliveira, árbitro internacional a marcar mais uma vez presença num dos pontos altos da futevólei europeu.

O evento contou nos dois dias de prova com transmissão em LiveStreaming para todo o mundo.

A Fase Final do Campeonato Europeu resultou da organização conjunta da Footvolley Germany e da European Footvolley League.

Photo credits: Ostalb-Paparazzi