As duplas masculinas e femininas representantes do Politécnico do Porto e FC Carcavelos, constituídas respetivamente por Juan Pinheiro e Rodrigo Otero, e Amanda Leal e Beatriz Sousa foram as grandes vencedoras da 19ª edição do Campeonato Nacional.
A Fase Final disputou-se este fim-de-semana, dias 14 e 15 de setembro, na Praia de Carvoeiro, no concelho de Lagoa, e contou com as melhores 12 duplas masculinas assim como 5 melhores duplas femininas nacionais da modalidade, num total de 34 atletas, em representação de 8 clubes, provenientes de norte a sul do país, assim como da Região Autónoma da Madeira.
A competição masculina iniciou-se no sábado, pelas 10h00 da manhã, com as equipas divididas em 4 grupos distintos, num total de 12 jogos na Fase de Grupos, com a equipa melhor classificada de cada grupo a garantir desde logo um lugar nos Quartos de Final, as restantes 8 equipas seguiram para os Oitavos de Final que se disputaram ao início da tarde. A partir das 15h30 iniciaram-se os Quartos de Final, com 4 jogos de extrema importância para as 8 equipas ainda em prova, plenos de muito espetáculo e emoção no areal, no magnífico cenário natural da acolhedora Praia do Carvoeiro, com os principais favoritos a confirmarem o seu estatuto.
O dia de todas as decisões da principal prova nacional da modalidade, teve o seu início pelas 09h30, desta feita com a competição feminina e a Fase de Grupos num total de 10 jogos, e em que apenas o último classificado ficaria sem qualquer hipótese de discutir o título. Seguiram-se as Meias-Finais, dois jogos super decisivos com as equipas a empenharem-se e bastante para chegar à ambicionada final. Enquanto no primeiro jogo das meias Amanda Leal / Beatriz Sousa, as vice-campeãs europeias, em representação do FC Carcavelos venciam Mariana Felisberto / Amanda Hollerbach também do FC Carcavelos por 2 sets sem resposta, com os parciais 18x8 e 18x1, no outro jogo das meias, Luisa Siqueira / Maria Matias representantes do CRD Santaluziense, tiveram de suar bastante para levarem de vencida a dupla do CT Alan Cavalcanti, Bruna Gomes / Larissa Rocha com o jogo a ficar apenas resolvido na 'negra' com os parciais 19x17, 16x18 e 15x11. Seguiu-se o jogo de apuramento de 3º/4º classificados com Mariana Felisberto / Amanda Hollerbach a levarem a melhor frente a Bruna Gomes / Larissa Rocha.
A partir das 14h00 deu-se início à discussão das Meias Finais Masculinas, já só 4 equipas em prova e muito público a assistir, no primeiro jogo tivemos a dupla portuense, Juan Pinheiro/Rodrigo Otero frente aos poveiros Filipe Santos/Vitor Vilaça, apesar de decidido apenas em 2 sets, foi um jogo extremamente disputado e emotivo como mostram os parciais de 18x15 e 18x16. No segundo jogo das meias que colocou frente a frente os poveiros Beto Correia/Vitor Araújo frente à dupla de Santa Luzia constituída por Djalmir Andrade/Nivaldo Barros, o equilíbrio foi novamente nota dominante, prova disso os parciais de 18x12 e 18x15.
O primeiro grande momento da tarde e da competição feminina teve lugar pelas 15h30, a Final Feminina colocou frente a frente Amanda Leal/Beatriz Sousa (FC Carcavelos) e Luisa Siqueira/Maria Matias (CRD Santaluziense), ambas confirmando o favoritismo que mereciam à partida pelo seu valor e resultados alcançados durante 2024, perante um estádio cheio e com as emoções ao rubro deu-se início da partida que viria apenas a ser decidida ao fim do 3º set, num jogo de parada e resposta e de assinalável nível técnico, bastante e bem disputado as equipas foram lutando pelo lugar mais alto do pódio onde só uma pode chegar e essa foi Amanda Leal e Beatriz Sousa depois dos parciais 18x12, 9x18 e 15x4, garantindo desde logo a vitória e sagrando-se campeãs nacionais 2024.
Antes de chegarmos ao momento mais decisivo da temporada, num ano que contou com quatro etapas FNFV100, 1 Open FNFV100 e 1 Open FNFV50, levando a 'arte dos pés à cabeça' de norte a sul do país, havia que encontrar quem ocuparia o derradeiro lugar no pódio, num jogo disputado em um único set, Filipe Santos / Vitor Vilaça levaram a melhor e venceram Djalmir Andrade/Nivaldo Barros por 21 x 16.
Chegados ao segundo e derradeiro momento mais decisivo da tarde e mais aspirado por todas as equipas, o título nacional, dois cenários em aberto, a revalidação do título por parte de Rodrigo Otero e a estreia de Juan Pinheiro, representantes Politécnico do Porto, ou o regresso de Beto Correia aos títulos, depois de 2019, e estreia de Vitor Araújo, em representação do CD Póvoa. Num jogo verdadeiramente alucinante, bastante e bem disputado, com as emoções ao rubro dentro e fora de campo, a dupla do Porto fecha o primeiro set na frente com o marcador a parar a sua marcha nos 18 x 9. No 2º set e sem margem para novo deslize, a dupla poveira apareceu mais segura no seu habitual jogo, defendendo bem e atacando melhor, discutindo ponto a ponto, perante um público que esgotou o estádio e viveu as grandes emoções do melhor futevólei nacional, com jogadas fantásticas de parada e resposta e a possibilidade em aberto de um 3º set, até que a dupla do Porto consegue uma ligeira vantagem, a suficiente para fechar o jogo, com o marcador a parar nos 18 x 15, conferindo desta forma o título, sagrando-se desde logo os campeões nacionais de 2024.
Este foi o bicampeonato para Rodrigo Otero e a estreia de Juan Silva Pinheiro no palmarés nacional.
Nota dominante durante os dois dias de prova a presença de muito público nas bancadas e zonas envolventes, os quais se associaram a um verdadeiro ambiente de festa num magnífico espetáculo desportivo proporcionado pelos principais atletas da modalidade.
O evento e os seus momentos mais decisivos tiveram a cobertura em livestream para todo o mundo em www.futevolei.pt e a Final Masculina em direto no canal desportivo A Bola TV.
A cerimónia de entrega de prémios contou com a participação do presidente da Federação, Carlos Coimbra, assim como do presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luis Encarnação, ainda de Custódio Moreno, diretor regional do IPDJ, com estes dois últimos a serem homenageados por todo o seu apoio, confiança e contributo à modalidade.
Numa organização da Federação Nacional de Futevólei, o evento contou com o importante apoio do Município de Lagoa, assim como outros parceiros locais.