A dupla representante do Politécnico do Porto, constituída por Eduardo Oliveira, também conhecido por Dudu e Rodrigo Otero, foi a grande vencedora da quarta etapa do campeonato nacional de futevólei.
A prova disputou-se este fim-de-semana, dias 9 e 10 de setembro, na Praia do Náutico, na cidade da Póvoa de Varzin, e contou com atletas/equipas provenientes de norte e centro do país. A prova iniciou-se no sábado, pelas 09h30 da manhã, com as equipas divididas em 4 grupos distintos, num total de 15 jogos para apurar diretamente as primeiras 4 equipas para os quartos de final, prosseguindo até ao fecho da tarde já com a Fase Eliminatória em discussão.
Ainda no sábado e na vertente feminina, desta feita com a terceira etapa em discussão, Amanda Leal e Jullya Larangeira, representantes do Politécnico do Porto, levaram a melhor sobre a dupla Manuella Di Blazio e Rafaela Veiga, em representação da Aqua Carca/FC Carcavelos com os parciais de 18x12 e 18x13. A completar o pódio a dupla Ágatha Salomão/Juliana Rocha do Politécnico do Porto. De salientar a evolução cada vez maior das equipas em prova na sua forma de jogar, tanto ao nível técnico assim como em termos tácticos.
No domingo, 10 de setembro, com a Fase Eliminatória a decorrer, o recomeço deu-se a partir das 10h30, todos com a maior ambição de garantir um lugar na grande final, que aconteceu bem próximo das 17h15, num frente a frente entre, Eduardo Oliveira e Rodrigo Otero (P.Porto) e Filipe Santos e Júlio Alves (CD Póvoa). Com um 1º set bastante equilibrado, num jogo de parada e resposta, a jovem e valiosa dupla portuense acabou na frente do marcador com o parcial de 18x16. No segundo set e sem margem para novo deslize, Filipe Santos, campeão nacional em título, e Júlio Alves, representantes do CD Póvoa, a jogarem em 'casa', bem tentaram contrariar o bom momento do adversário, no entanto uma vantagem inicial confortável, foi mais que suficiente para controlar e gerir sem sobressaltos o rumo do set e do jogo fechando o marcador com o parcial 18x11, saindo desta forma como os grandes vitoriosos da etapa. O pódio completou-se com a dupla Pedro Garrido e Bruno Graça (CD Póvoa) a ocupar a 3ª posição, seguindo-se Marco Flores e Bruno Flores na 4ª posição.
Como nota de destaque ainda, o momento em que em plena quadra, Julião Neto, emigrante poveiro chegado a Portugal na década de 80, mais propriamente à Póvoa de Varzim, o grande responsável pela introdução da modalidade em território nacional, recebeu uma merecida homenagem da Federação Nacional de Futevólei, na pessoa do seu presidente, Carlos Coimbra.
Reviveu-se mais um fim-de-semana pleno de grandes momentos e emoções, animação constante, com um numeroso público a assistir e a vibrar com a arte e beleza do Futevólei, num cenário natural verdadeiramente magnífico mas também de significado ímpar no que diz respeito ao surgimento, crescimento, tradição e desenvolvimento da modalidade.
O evento e os seus momentos mais decisivos tiveram a cobertura em livestreaming para todo o mundo em www.futevolei.pt .
Numa organização da Federação Nacional de Futevólei, o evento contou com o importante apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, CD Póvoa, Náutico Bar, Claw e Sports Partner, assim como outros parceiros locais.
O campeonato nacional prossegue já no próximo fim-de-semana, 16 e 17 de setembro, com a cidade de Moura a receber a grande Festa do Fuetvólei, nomeadamente com a V Etapa do Campeonato Nacional de Fuevólei 2023 - Seniores Masculinos e a Final do Campeonato Nacional de Futevólei 2023 - Seniores Femininos.