Portugal com participação no Mondial Footvolley, em Antibes

31/07/2023

Um dos mais tradicionais e prestigiados torneios mundiais, nomeadamente o Mondial Footvolley - Antibes Juan-Les-Pins, aconteceu no passado fim-de-semana, de 28 e 30 de julho, em Pinède Gould, Juan Les Pins - Antibes.

A representação nacional esteve a cargo dos campeões nacionais Filipe Santos / Vitor Vilaça, dupla poveira representante do CD Póvoa nas competições nacionais..

A dupla representante de Portugal ficou enquadrada no Grupo C tendo como adversários diretos Brasil 2, França e Reino Unido.

O torneio contou com a participação de 16 equipas, em representação de 14 países, nomeadamente França, a anfitriã, Alemanha, Austria, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Israel, Itália, Paraguai, Portugal, Reino Unido, Suiça e Uruguai.

A dupla portuguesa teve no jogo de estreia, na 6ª feira, tarefa complicada frente à congénere francesa (França 1) constituida por Ottaviani e Dume, saindo derrotados por 18 x 15. Seguiu-se mais um desafio desta vez frente ao Brasil 2, de Brisa e Sandney, num jogo à partida sempre complicado, o favoritismo do adversário comprovou-se dentro da quadra, sentindo grandes dificuldades em impor o seu jogo acabaram por sair derrotados com o marcador a fechar nos 18 x 8.  

Já no sábado, 29 de julho, no último jogo da fase de grupos, frente ao Reino Unido, representado por Daine e Mickey, a vitória acabou por sorrir, com o marcador a fechar nos 18x14, embora insuficiente para seguir em frente, ficando desde forma arredados dos Quartos de Final e consequentemente ditando o fim da participação lusa.

Para além da dupla nacional em prova, o evento contou com a representação nacional ao nível da arbitragem com Igor Oliveira a marcar presença mais uma vez num dos torneios europeus da modalidade. 

Os grandes vencedores do torneio foram Hiltinho e Franklin (Brasil 1) vencendo no jogo de todas as decisões a outra dupla brasileira em prova, Brisa e Sandney (Brasil 2), as principais favoritas à vitória, foram dando espetáculo e maravilhando o muito público presente, num jogo bastante disputado, emotivo e decidido em 3 sets. A completar o pódio, Ron e Maor (Israel) venceram a Alemanha de Lukki e Joel no jogo de apuramento de 3º e 4º lugares.

A Federação Nacional de Futevólei congratula os vencedores pelo resultado alcançado e realça a relevante participação e desempenho das dupla nacional em prova a qual se empenhou por elevar bem alto as cores de Portugal além fronteiras.


Fotos (créditos): Mika Baroudeur