Djalmir Andrade e David Peres, uma das duplas mais conhecidas e experientes do Futevólei Nacional, representantes do FC 11 Esperanças, foram os grandes vencedores da 9ª etapa do Campeonato Nacional de Futevólei 2022, disputada este fim-de-semana, 3 e 4 de setembro, em Moura, mais concretamente no campo de areia do Parque de Estacionamento dos Quartéis, numa iniciativa enquadrada no programa Intermarché Move Moura.
A cidade de Moura reviveu 2 dias bastante competitivos à semelhança da edição anterior, a dupla algarvia Djalmir Andrade e David Peres (FC 11 Esperanças), com presença bastante assídua nas grandes decisões e que vinha lutando e perseguindo a vitória numa etapa há muito, finalmente atingiu o seu objetivo, vencendo todos os adversários que tiveram pela frente, subiram ao lugar mais alto do pódio.
A 9ª etapa do campeonato contou com a presença de 16 equipas/duplas, em representação de 6 clubes, provenientes de norte a sul do país.
No sábado, 3 de setembro, foram 8 as duplas em competição, divididas em 2 grupos distintos, com a Fase Prata a prolongar-se durante a tarde e noite, num total de 16 jogos, com os 4 primeiros lugares da Fase Prata em discussão, Tomás Amorim / João A. Vieira (CT Alan Cavalcanti), António Custodinho / Nivaldo Barros (FC 11 Esperanças), Raul Curvelo / Frank Tavares (FC 11 Esperanças) e Bruno Carvalho / Victor Gonzalez (CT Alan Cavalcanti), por esta ordem, garantiram o passaporte para a Fase Ouro.
O derradeiro dia de prova, domingo, 4 de setembro, com a Fase de Ouro em agenda, teve o seu início pelas 14h00, com 22 jogos em agenda, para encontrar os grandes vencedores da etapa.
Num dia pleno de emoções, muito espetáculo e animação, antes do momento mais decisivo houve lugar a 2 meias-finais bastante disputadas, enquanto na primeira meia-final Bruno Menezes / Eduardo Oliveira (FC Carcavelos) a dupla em maior evidência na presente edição do campeonato, começaram muito bem no 1º set frente há valiosa e conceituada dupla poveira constituída por Miguel Pinheiro / Beto Correia (CD Póvoa), com o marcador a fechar nos claros 18x5. No 2º set a dupla do norte redimiu-se e num set super disputado e emotivo, venceu pelo parcial 18x15. Chegados à 'negra' com o apuramento ainda em aberto, a dupla poveira voltou a estar melhor, encontrando-se com o seu nível mais habitual fecharam o set e jogo com o marcador a interromper a sua marcha nos 15x8, na segunda meia-final Djalmir Andrade / David Peres (FC 11 Esperanças) apesar da boa réplica da dupla Bruno Xavier / Francisco Neto (Imortal DC) no 1º set que fechou nos 18x13, no 2º set estiveram irrepreensíveis garantindo desde logo o apuramento para a final após venceram novamente, desta vez por claros 18x5.
Com as 2 duplas finalistas conhecidas importava saber quem iria ocupar os derradeiros lugares no pódio, Bruno Menezes / Eduardo Oliveira (FC Carcavelos) confirmaram o seu maior favoritismo frente a Bruno Xavier / Francisco Neto (Imortal DC) e acabaram por sair vencedores com o marcador a fechar em 18x11.
No jogo de todas as decisões, e que jogo, Djalmir Andrade / David Peres (FC 11 Esperanças), começaram melhor e fecharam o 1º set com o marcador a assinalar 18x15, sem margem para novo deslize, Miguel Pinheiro / Beto Correia (CD Póvoa) conseguem um maior equilibrio nas suas ações e levam o jogo para a 'negra' após vitória por 18x16, no 3º e derradeiro set e após 36 pontos disputados, Djalmir Andrade / David Peres (FC 11 Esperanças) fecham o jogo nos 19x17, e chegam à vitória e ao lugar mais alto do pódio.
Foram 2 dias intensos, com destaque para a qualidade do espetáculo desportivo, a animação constante e emoções ao rubro partilhadas com todos os presentes, sem dúvida mais um grande momento de afirmação da modalidade considerada por muitos como o melhor espetáculo desportivo praticado na areia.
Numa organização da Federação Nacional de Futevólei, o evento contou com o principal apoio da Câmara Municipal de Moura, Intermarché, Claw, SportsPartner, entre outros parceiros locais.
A próxima e derradeira etapa, a décima, acontece já no próximo fim-de-semana, 10 e 11 de setembro, com a Praia do Náutico, na Póvoa de Varzim, a acolher mais uma vez o melhor futevólei e as principais figuras da modalidade.
