Alan Cavalcanti e Ruben Santos vencem 7ª etapa em Castelo de Vide

22/08/2022

Alan Cavalcanti e Ruben Santos, representantes do CT Alan Cavalcanti, foram os grandes vencedores da 7ª etapa do Campeonato Nacional de Futevólei 2022, disputada este fim-de-semana, 20 e 21 de agosto, no concelho de Castelo de Vide, mais concretamente no campo de areia da Barragem de Póvoa e Meadas.

Ao fim de 2 dias repletos de muita competição, espetáculo e calor, a dupla de Cascais fez-se valer sobretudo da sua capacidade e experiência, recorde-se que Alan Cavalcanti é um dos atletas nacionais titulados (campeão em 288 e 2009) e Ruben Santos vem perseguindo esse grande objetivo, sendo também ele uma das figuras mais conhecidas e habituais da modalidade, venceram todos os adversários que tiveram pela frente e subiram ao lugar mais alto do pódio.

A 7ª etapa do campeonato contou com a presença de 18 equipas/duplas, em representação de 9 clubes, provenientes de norte a sul do continente, ainda da Região Autónoma da Madeira.

No sábado, 20 de agosto, foram 11 as duplas em competição, com a Fase Prata a prolongar-se durante todo o dia, num total de 20 jogos, com os 4 primeiros lugares da Fase Prata em discussão, Bruno Xavier / Francisco Neto (Imortal DC), João Alcântara Vieira / Tomás Amorim (CT Alan Cavalcanti), Kaique Bucci / Frank Tavares (FC 11 Esperanças) e Vitor Veloso / Eddie Ribeiro (FC Carcavelos), por esta ordem, garantiram o passaporte para a Fase Ouro. 

O derradeiro dia de prova, domingo, 21 de agosto, com a Fase de Ouro em agenda, teve o seu início pelas 9h30, com 22 jogos por disputar, para encontrar os grandes vencedores da etapa.

Pelo segundo ano consecutivo no concelho de Castelo de Vide, tendo como cenário natural a Barragem de Póvoa e Meadas, num dia pleno de emoções e muito espetáculo, antes do momento mais decisivo houve lugar a 2 meias-finais bastante disputadas, enquanto na primeira meia-final Alan Cavalcanti / Ruben Santos (CT Alan Cavalcanti) bastante seguros e eficazes, em 2 sets sem resposta, levaram a melhor frente a Bruno Xavier / Francisco Neto (Imortal DC), com o marcador a fechar com os parciais 18x15 e 18x7, na segunda meia-final Marco Flores / Pedro Garrido (CD Póvoa), só na 'negra' conseguiram ultrapassar  André Rachadinho / Marco Silva (FC 11 Esperanças), com o marcador a assinalar os parciais de 18x12, 12x18 e 15x6. 

Com as 2 duplas finalistas conhecidas importava saber quem iria ocupar os derradeiros lugares no pódio, André Rachadinho / Marco Silva (FC 11 Esperanças), que apesar de não terem entrado com o 'pé direito' na etapa, foram impondo o seu jogo e surpreendendo os seus adversários, foram mais capazes que Bruno Xavier / Francisco Neto (Imortal DC) vencendo por 18x12 .

No jogo de todas as decisões, Alan Cavalcanti / Ruben Santos (CT Alan Cavalcanti), apesar da tentativa de resposta da dupla poveira, fisicamente mais aptos, defendendo bem e atacando ainda melhor acabaram por vencer sem grandes sobressaltos Marco Flores / Pedro Garrido (CD Póvoa) em 2 sets sem resposta, nomeadamente com os parciais 18x12 e 18x8.

Numa organização da Federação Nacional de Futevólei, o evento contou com o principal apoio do Município de Castelo de Vide, Claw, SportsPartner, entre outros parceiros locais.

A próxima etapa, a oitava, acontece já no próximo fim-de-semana, 27 e 28 de agosto, com a Praia da Rocha, concelho de Portimão a acolher mais uma vez, o melhor futevólei e as principais figuras da modalidade.