Daniel Duarte e João Alcântara Vieira vencem etapa inaugural no Porto

15/06/2025

Daniel Duarte e João Alcântara Vieira, representantes do FC Carcavelos, foram os grandes vencedores da etapa inaugural do Campeonato Nacional de Futevólei 2025, disputada este fim-de-semana, 14 e 15 de junho, no concelho do Porto, mais concretamente no magnífico estádio de areia da Praia Internacional.

Após 2 dias repletos de muita competição, espetáculo e animação, a dupla carcavelense, surpreendeu quase toda a concorrência, apenas somando uma derrota na Fase de Grupos, curiosamente frente à dupla que tiveram pela frente na final, e subiram ao lugar mais alto do pódio.

A 1ª etapa do campeonato contou com a presença de 13 equipas/duplas, em representação de 5 clubes, provenientes de norte a sul do continente,assim como uma dupla representante da Região Autónoma da Madeira.

No sábado, 14 de junho, foram 13 as duplas em competição, divididas em 4 grupos, com a Fase de Grupos a prolongar-se durante todo o dia, num total de 19 jogos, com os 4 primeiros de cada grupo a garantirem desde logo o passaporte para os Quartos de Final ficando por sua vez 1 equipa arredada da discussão da vitória final na etapa. As restantes 8 equipas, os 2º e 3ºs classificados de cada grupo marcaram de seguida presença nos Oitavos Final e na discussão de 4 lugares em aberto para os Quartos de Final. 

O derradeiro dia de prova, domingo, 15 de junho, iniciou-se com os Quartos de Final em agenda, teve o seu início pelas 10h00, com 4 jogos decisivos nas aspirações das 8 equipas ainda em prova.

Pelo quinto ano consecutivo, no concelho do Porto e na sua conhecida Praia Internacional, num dia pleno de emoções, muito espetáculo, público e animação, antes do momento mais decisivo houve lugar a 2 meias-finais bastante emotivas e cheias de momentos de interesse, enquanto na primeira meia-final Beto Correia / Fábio Murraças (CD Póvoa) comprovaram o seu favoritismo frente à dupla algarvia constituída por João Sotero / David Dias (CRD Santaluziense), com os parciais de 18x12 e 18x13, na segunda meia-final Daniel Duarte / João Alcântara (FC Carcavelos), mostraram o seu maior favoritismo e em 2 sets sem resposta levaram a melhor frente a António Custodinho / Nivaldo Barros (FC 11 Esperanças), vencendo por 18x9 e 18x7. 

Com as 2 duplas finalistas conhecidas importava saber quem iria ocupar os derradeiros lugares no pódio, num jogo de um único set, João Sotero e David Dias foram mais capazes frente aos seus homónimos algarvios António Custodinho e Nivaldo Barros, saindo vencedores fechando a contagem do marcador nos 21x10.

No jogo de todas as decisões, a dupla representante do FC Carcavelos, Daniel Duarte / João Alcântara, começou melhor que a dupla poveira, Beto Correia / Fábio Murraças e fecharam o primeiro set na frente por 18 x 15. Sem margem para novo deslize a dupla representante do CD Póvoa entra no 2º set determinada e impondo o seu jogo e com maior eficácia ofensiva chegam ao empate na partida com um parcial de 18 x 11. Com o jogo a ser decidido na 'negra', a dupla de Carcavelos foi capitalizando pontos importantes ao longo do set, embora a diferença fosse sempre miníma, nunca perderam o controlo no jogo e nos momentos mais decisivos foram mais eficazes e capazes de garantir a vitória no set e consequentemente no jogo e na etapa com o marcador a fechar nos 15x13.

Numa organização da Federação Nacional de Futevólei, o evento contou com o principal apoio da Câmara Municipal do Porto.

A próxima etapa, a segunda, acontece já no próximo mês de julho, nomeadamente nos dias 12 e 13 e com a promessa de muito espetáculo e emoção.