A localidade de Lago, atravessada pelo Rio Cávado e pela conhecida Ponte do Bico e a sua magnífica praia fluvial, em pleno concelho de Amares, voltou a acolher um grande espetáculo desportivo, desta feita o V Open de Futevólei Ponte do Bico 2024, um evento homologado da tipologia FNFV50.
Foram 16 as equipas, nomeadamente 32 atletas, distribuídos por 4 grupos, que evoluíram ao longo dos dois dias de prova (27 e 28 de julho), no areal do recinto desportivo instalado junto ao AutocarroBar, e que contou com a participação de algumas das principais duplas e valores da modalidade, na sua grande maioria proveninentes do norte do país.
O evento teve o seu início ao inicio da tarde de Sábado (27 julho), cerca das 13h00, com a Fase de Grupos em agenda, com as equipas a evoluírem durante todo o dia, num total de 24 jogos para apurar quais as 12 equipas que iriam chegar à Fase Eliminatória, sendo que os primeiros de cada grupo garantiam desde logo um lugar nos Quartos de Final. A fechar a tarde tiveram lugar os Oitavos de Final, com 4 jogos decisivos nas aspirações das equipas ainda em prova.
No domingo, 28 de julho, a partir das 11h00 a prova prosseguiu com o Quartos de Final em agenda e já só com os 8 finalistas em prova. Em resultado dos 4 jogos disputados no período da manhã, seguiram para as Meias-Finais, Juan Pinheiro/Eduardo Oliveira (P.Porto), Bruno Graça/Júlio Alves (CD Póvoa/Ind), Marco Flores/Bruno Flores (CD Póvoa) e Beto Correia/Vitor Araújo (CD Póvoa).
No primeiro jogo da tarde e das Meias-Finais, Juan Silva e Eduardo Oliveira não sentiram grandes dificuldades e resolveram a partida em 2 sets (18x11 e 18x11), frente a Bruno Graça/Júlio Alves (CD Póvoa/Ind), no 2º jogo, Beto Correia e Vitor Araújo mostraram argumentos suficientes para levar de vencida a dupla Marco Flores e Bruno Flores, ambas as duplas representantes do CD Póvoa, com o marcador a fechar nos parciais 18x10 e 18x11.
Em clima de festa e grande expetativa chegou-se à discussão da grande Final do Open, de um lado Juan Pinheiro/Eduardo Oliveira, do outro Beto Correia/Vitor Araújo. Apesar de terem sido necessários apenas 2 sets para encontrar os grandes vencedores, as duas equipas tiveram de suar e bastante, num jogo de parada e resposta a dupla brasileira acabou por ser mais feliz nos momentos chave fechando ambos os sets na diferença de 2 pontos com os parciais de 21x19 e 19x17, saindo assim como os grandes vitoriosos do V Open de Futevólei Ponte do Bico 2024.
O muito público presente, foi seguindo e vibrando jogo a jogo durante os dois dias da prova, em clima de animação e muita emoção.
Numa organização da Associação de Desenvolvimento Desportivo Vale do Homem com o apoio da Federação Nacional de Futevólei, o evento teve como principais entidades apoiantes o Município de Amares, assim como outros parceiros locais.
Fotos (créditos): jornal "O Amarense"








