A vila de Santa Luzia, em pleno concelho de Tavira, voltou a acolher um grande espetáculo desportivo, desta feita o Open de Futevólei Santaluziense 2024, um evento homologado da tipologia FNFV100.
Foram 18 as equipas, nomeadamente 36 atletas, distribuídos por 4 grupos, que evoluíram ao longo dos dois dias de prova (20 e 21 de julho), no areal do recinto desportivo instalado no Jardim Público de Santa Luzia, e que contou com a participação de algumas das principais duplas e valores da modalidade, proveninentes de norte a sul do país.
O evento teve o seu início ao inicio da tarde de Sábado (20 julho), cerca das 16h00, com a Fase de Grupos em agenda, com as equipas a evoluírem até madrugada dentro, num total de 32 jogos para apurar quais as 12 equipas que iriam chegar à Fase Eliminatória, sendo que os primeiros de cada grupo garantiam desde logo um lugar nos Quartos de Final.
No segundo dia da etapa, domingo, 21 de julho, o recomeço deu-se pelas 16h30, com os Oitavos de Final em agenda, com 4 jogos decisivos nas aspirações das equipas ainda em prova.
Já com o quadro competitivo dos Quartos de Final completo, a prova prosseguiu já só com os 8 finalistas em prova. Em resultado dos 4 jogos disputados, seguiram para as Meias-Finais, Alan Cavalcanti/Diogo Cavalcanti (CT Alan Cavalcanti), Beto Correia/Fábio Murraças (CD Póvoa), David Dias/Nelson Pereira (FC Ferreiras) e Andrey Jacond/Bruno Carvalho (Núcleo SCP Loures).
No primeiro jogo da Meias-Finais, apesar da boa réplica do clã Cavalcanti, Beto Correia e Fábio Murraças sem sobressaltos resolveram a partida em 2 sets (18x15 e 18x10), no 2º jogo, depois de 2 sets intensos de contra-resposta, David Dias e Nelson Pereira à entrada do set decisivo acabaram por 'beneficiar' da desistência de Andrey Jacond e Bruno Carvalho, por motivos físicos deste último, e seguiram para o jogo de todas as decisões.
Em clima de festa chegou-se à discussão da grande Final do Open, de um lado Beto Correia/Fábio Murraças, do outro David Dias/Nelson Pereira, 'velhos' conhecidos da modalidade. Foram necessários apenas 2 sets para encontrar os grandes vencedores. Conseguindo impor o seu jogo e através de uma maior consistência e eficácia nas suas ações, Beto Correia/Fábio Murraças chegaram à merecida vitória pelos parciais 18x6 e 18x8, saindo assim como os grandes vitoriosos do Open de Futevólei Santaluziense 2024.
As maiores emoções e momentos da modalidade estiveram ao rubro, empolgando o muito público presente, que foi seguindo e vibrando jogo a jogo durante os dois dias da prova.
Numa organização do Clube Recreio e Desporto Santaluziense com o apoio da Federação Nacional de Futevólei, o evento teve como principais entidades apoiantes o Município de Tavira, Junta de Freguesia de Santa Luzia, Robinson, assim como outros parceiros locais.
Fotos (créditos): John Martin Taylor






