Rodrigo Otero e Juan Silva vencem etapa inaugural no Porto

02/06/2024

Rodrigo Otero, campeão nacional 2023, e Juan Silva Pinheiro, representantes do Politécnico do Porto, foram os grandes vencedores da etapa inaugural do Campeonato Nacional de Futevólei 2024, disputada este fim-de-semana, 1 e 2 de junho, no concelho do Porto, mais concretamente no magnífico estádio de areia da Praia Internacional.

Após 2 dias repletos de muita competição, espetáculo e animação, a dupla portuense, fez-se valer de algum favoritismo, venceram todos os adversários que tiveram pela frente e subiram ao lugar mais alto do pódio.

A 1ª etapa do campeonato contou com a presença de 17 equipas/duplas, em representação de 4 clubes, provenientes de norte a sul do continente.

No sábado, 1 de junho, foram 17 as duplas em competição, divididas em 4 grupos, com a Fase de Grupos a prolongar-se durante todo o dia, num total de 28 jogos, com os 4 primeiros lde cada grupo a garantirem desde logo o passaporte para os Quartos de Final ficando por sua vez 5 equipas arredadas da discussão da vitória final na etapa. As restantes 8 equipas, os 2º e 3ºs classificados de cada grupo marcaram de seguida presença nos Oitavos Final e na discussão de 4 lugares em aberto para os Quartos de Final. 

O derradeiro dia de prova, domingo, 2 de junho, iniciou-se com os Quartos de Final em agenda, teve o seu início pelas 10h30, com 4 jogos decisivos nas aspirações das 8 equipas ianda em prova.

Pelo quarto ano consecutivo, no concelho do Porto e na sua conhecida Praia Internacional, num dia pleno de emoções, muito espetáculo, público e animação, antes do momento mais decisivo houve lugar a 2 meias-finais bastante disputadas, enquanto na primeira meia-final Bruno Graça / Vitor Vilaça (CD Póvoa) só na 'negra' conseguiram ultrapassar a também dupla poveira, André Soares / Ismael Lekbab (CD Póvoa), com os parciais de 18x13, 14x18 e 12x15, na segunda meia-final Rodrigo Otero / Juan Silva (Politécnico Porto), mostraram o seu maior favoritismo e em 2 sets sem resposta levaram a melhor frente a João Lino / Vinicius dos Santos (Politécnico Porto), vencendo por 18x6 e 18x8. 

Com as 2 duplas finalistas conhecidas importava saber quem iria ocupar os derradeiros lugares no pódio, num jogo de um único set, João Lino e Vinicius dos Santos foram mais capazes frente a André Soares e Ismael Lekbab, acabariam por sair vencedores fechando a contagem do marcador nos 21x11.

No jogo de todas as decisões, a dupla representante do Politécnico do Porto, Rodrigo Otero / Juan Silva, apesar da boa réplica da dupla poveira, estiveram mais uma vez com muito equilíbrio no seu jogo, defendendo bem e atacando ainda melhor acabaram por vencer Bruno Graça / Vitor Vilaça (CD Póvoa) em 2 sets sem resposta, nomeadamente com os parciais 18x16 e 18x8.

Numa organização da Federação Nacional de Futevólei, o evento contou com o principal apoio da Câmra Municipal do Porto, SportsPartner, entre outros parceiros locais.

A próxima etapa, a segunda, acontece já no próximo mês de julho, com Albufeira a acolher mais uma vez, o melhor futevólei e as principais figuras da modalidade.