Portugal com dupla participação no EFVL Major Schwäbisch Gmünd, na Alemanha

09/08/2022

Um dos torneios europeus mais tradicionais, nomeadamente o EFVL Major Schwäbisch Gmünd, aconteceu no passado fim-de-semana, de 5 a 7 de julho, em Schwäbisch Gmünd, na Alemanha.

A representação nacional esteve a cargo de Marco Flores / Bruno Flores (Portugal 1) e Fábio Murraças / Bruno Costa (Portugal 2).

Enquanto Portugal 1 a figurar no Grupo A teve como adversários diretos a Espanha, Austria e Alemanha, já Portugal 2 teve de medir forças no Grupo D com Israel, Suiça e Suécia.

A dupla poveira, Marco Flores / Bruno Flores (Portugal 1) teve no jogo de estreia, sexta-feira, tarefa complicada frente à congénere espanhola saindo derrotados por 7 x 18. Já na manhã de sábado estiveram bem melhor vencendo a dupla austriaca por 18 x 14 e mantendo assim as suas aspirações na prova. Contudo nova derrota na tarde de sábado frente a Alemanha 1 por 18 x 13 colocou os nossos representantes na eliminatória de acesso aos Quartos de Final, onde tiveram pela frente a Alemanha 2 que vencendo em 2 sets sem resposta, 10 x 18 e 10 x 18 ditaram o fim da participação lusa.

Os algarvios, Fábio Murraças / Bruno Costa (Portugal 2), na sexta-feira, dia de estreia, tiveram pela frente a forte dupla Israel 2 saindo derrotados por 18 x 10. No primeiro jogo da manhã de sábado, não deram quaisquer hipóteses à dupla Suiça vencendo de forma clara por 18 x 6. Motivados pelo resultado obtido, já no período da tarde, e frente à Suécia nova vitória, desta vez por 18 x 13, colocando a formação lusa na eliminatória de acesso aos Quartos de Final, onde tiveram de medir forças frente à dupla austríaca que havia perdido na Fase de Grupos frente a Portugal 1, com os austríacos desta a vez a redimirem-se vencendo por 2 sets sem resposta, 18 x 13 e 18 x 15, deixando pelo caminho a dupla nacional e ao mesmo tempo qualquer possibilidade de Portugal marcar presença nos Quartos de Final da prova.

Para além das 2 duplas nacionais em prova, o evento contou com a representação nacional ao nível da arbitragem com Igor Oliveira a marcar presença mais uma vez num dos principais torneios europeus da modalidade. 

Os grandes vencedores do torneio foram Ron Ben Ishay & Maor Haas (Israel) dupla em ascensão no panorama europeu, em grande momento de forma, foram dando espetáculo e maravilhando o público presente, vencendo no jogo de todas as decisões a dupla Federico Iacopucci & Alain Faccini (Itália) num jogo super disputado, foi preciso recorrer à 'negra', com os parciais de 17 x 19, 18 x 13 e 15 x 13. A completar o pódio, Israel 2 que venceu a Espanha no jogo de apuramento de 3º e 4º lugares.

A Federação Nacional de Futevólei congratula os vencedores pelo resultado alcançado e realça a relevante participação e desempenho das duplas nacionais em prova as quais se empenharam mais uma vez por elevar bem alto as cores de Portugal além fronteiras.