Miguel Pinheiro e Filipe Santos (CD Póvoa) vencem na etapa inaugural

26/07/2021

A dupla Miguel Pinheiro/Filipe Santos, em representação do Clube Desportivo da Póvoa, atuais detentores do título europeu, foram os grandes vencedores da etapa inaugural da 16ª edição do Campeonato Nacional de Futevólei 2021, que teve lugar este fim-de-semana, 24 e 25 de julho, na Praia Grande, em Ferragudo, concelho de Lagoa.

Foram 35 as equipas/duplas em representação de 10 clubes, provenientes do norte ao sul do país, que evoluiram no areal, em busca da vitória e dos primeiros pontos no ranking em 2021.

As equipas foram agrupadas em 3 fases distintas, começando pela Fase Bronze, no sábado, 24 de julho, com as 9 equipas menos pontuadas a realizarem um total de 16 jogos para apurar 2 equipas para a Fase Prata.

A prova prosseguiu com a Fase Prata, com 20 equipas, (9º ao 26º do ranking + 2 equipas apuradas da Fase Bronze), com 38 jogos em agenda, que foram acontecendo até cerca das 20 horas de sábado, 24 de julho, para apurar quais as 4 duplas que seguiriam para a Fase Ouro.

O dia de todas as decisões, domingo, 25 de julho, começou logo pelas 9h30 com a Fase Ouro, onde perfilaram as 12 duplas (1º ao 8º do ranking + 4 equipas apuradas da Fase Prata), num total de 22 jogos para apurar quem subiria ao lugar mais alto do pódio.

O momento mais decisivo da etapa colocou frente a frente 2 duplas bastante conhecidas do Futevólei Nacional, nomeadamente a dupla poveira constituída por Miguel Pinheiro e Filipe Santos, o primeiro já leva 7 títulos conquistados, enquanto o segundo em 2019 registou pela primeira vez o seu nome no palmarés, frente a dupla algarvia David Peres e Djalmir Andrade, que têm vindo nos últimos anos conquistando o seu espaço com grande mérito entre os melhores. Num jogo à melhor de 3 sets, a dupla da Póvoa de Varzim acabou por ser mais eficaz e equilibrada no seu jogo, apesar da boa réplica da dupla de Faro no 1º set com o marcador a fechar nos 18x15, o 2º set viria a confirmar o bom momento dos campeões europeus que voltariam a vencer por 18x11 e desta forma consequentemente venceram o jogo e a etapa.

Foram 2 dias plenos de muita competição, espetáculo, animação, emoção e fair-play, as principais características que vêm elevando o Futevólei como a modalidade mais espetacular praticada na areia.

O evento respeitou as normas e recomendações em vigor emanadas pelas entidades de saúde pública, nomeadamente pela Direção-Geral de Saúde, tendo sido estabelecido para o efeito um Plano de Contingência e Medidas de Prevenção, mensagem que foi transmitida e repetida a todos os intervenientes.

Os momentos mais decisivos da etapa tiveram transmissão em modo livestreaming em www.futevolei.pt.

O campeonato prossegue já no próximo mês de Agosto, dias 14 e 15, com a cidade do Porto a acolher a 2ª etapa do campeonato nacional.

Numa organização da Federação Nacional de Futevólei, o evento teve como principais entidades apoiantes, o Município de Lagoa, Claw, Sports Partner, A Bola TV, assim como outros parceiros locais.