A dupla poveira constituída por Beatriz Sousa e Maayan Aflalo, representantes do CD Póvoa foi a grande vencedora da Fase Final do I Campeonato Nacional de Seniores Femininos.
A Fase Final disputou-se este fim-de-semana, dias 1 e 2 de outubro, na Praia de Carvoeiro, no concelho de Lagoa, e contou com 6 melhores duplas nacionais da modalidade, 124 atletas, em representação de 4 clubes e provenientes de norte a sul do país.
O torneio principal, na vertente de seniores femininos iniciou-se no sábado, pelas 09h00 da manhã, com as equipas divididas em 2 grupos distintos, num total de 6 jogos para apurar diretamente as primeiras 2 equipas para as meias finais, as restantes 4 seguiram para os Quartos de Final cujos jogos aconteceram de seguida ainda no período da manhã.
O dia de todas as decisões da principal prova nacional da modalidade, teve o seu início pelas 10h15, com 2 jogos de extrema importância para as 4 equipas ainda em prova, com as Meias de Final onde o espetáculo e emoção foram nota dominante, no primeiro jogo das meias Manuella di Blazio / Amanda Leal em representação do FC Carcavelos tiveram de suar para levar de vencidas Alessandra Iungano / Bruna Gomes em representação do CT Alan Cavalcanti, como marcador a parar nos 21x17. No segundo jogo das meias, Beatriz Sousa / Maayan Aflalo representantes do CD Póvoa, não só foram mais felizes, mas sobretudo mais eficazes e venceram Larissa Rocha / Alexandra Araújo, dupla representante do CT Alan Cavalcanti, com o marcador a fixar-se nos 21x19.
Antes de chegarmos ao momento mais decisivo da temporada, num ano que contou com quatro etapas, de norte a sul, havia que encontrar quem ocuparia o derradeiro lugar no pódio, num jogo disputado em um único set, Larissa Rocha / Alexandra Araújo tiveram de se empenhar para ultrapassar Alessandra Iungano / Bruna Gomes fechando o resultado nos 21 x 18.
Chegados ao momento mais decisivo e mais aspirado por todas as equipas, com primeiro título nacional em discussão, perante um público bastante atento e a viver as emoções do jogo, a dupla de Carcavelos fecha o primeiro set na frente com o marcador a parar a sua marcha nos 18 x 13. No 2º set e sem margem para novo deslize, a dupla de Cascais apareceu sobretudo mais concentrada, defendendo bem e atacando melhor conseguiram a vantagem suficiente para fechar o jogo em 18 x 12, levando o jogo para a 'negra'. O set de todas as decisões foi discutido ponto a ponto com a alternância do marcador a ser uma constante e com o público a viver as melhores emoções do melhor futevólei nacional feminino, e com o desfecho final completamente em aberto, Beatriz Sousa / Maayan Aflalo foram mais eficazes e fecharam o jogo nos 15x13 e chegaram desta forma ao título, sagrando-se desde logo campeãs nacionas de 2022, o primeiro título da história do futevólei feminino em Portugal.
Nota dominante durante os dois dias de prova a presença de público nas bancadas, os quais se associaram a um verdadeiro ambiente de festa num magnífico espetáculo desportivo proporcionado pelas principais atletas da modalidade.
O evento e os seus momentos mais decisivos tiveram a cobertura em livestreaming para todo o mundo em futevolei.pt.
Numa organização da Federação Nacional de Futevólei, o evento contou com o importante apoio do Município de Lagoa, Claw e Sports Partner, assim como outros parceiros locais.